top of page

Guarda o telemóvel já!

Oi belezas!

Pois é, mais uma novidade!

Fiz uma parceria com a Catarina do blog CAPS LOCK (passem por lá que está muito giro!) e ela vai fazer uma rubrica com um artigo de opinião mensal aqui para o blog :D yey!

Sem mais demoras, o artigo da linda Catarina:

Imagem 1: Fotografia Um Sinal dos Tempos de Eric Smith

"Hey dude! Stop texting. There's an enormous humpback whale two feet from your boat!" Esta foi a forma que Eric Smith, fotógrafo profissional, encontrou para descrever uma das suas fotografias. Imagem essa, que se tornou viral no mundo da Internet. E porquê? A primeira coisa que me veio à cabeça quando vi a imagem, confesso, foi a palavra desperdício. Pensei: ” é preciso ser muito ***** para perder uma imagem destas porque está literalmente colado ao telemóvel”! Mas esse pensamento durou apenas o tempo suficiente para pensar: aconteceu a ele, podia acontecer a qualquer um. Na verdade, cada vez mais, qualquer um de nós perde momentos únicos para o nosso “belo” telemóvel. Vamos a um café de amigos, e numa mesa de 4 pessoas vemos 5 telemóveis; vemos um casal de namorados na rua e a beleza de um namoro a dois passa rapidamente para um ménage a trois, estamos no jantar com a nossa família e no lugar de usufruirmos do som de palavras e risos, ouvimos o som de teclas e bip bip de mensagens. Consegues imaginar um dia sem telemóvel? Tenta.

Imagem 2: Retirada do facebook

Hoje em dia usamos este aparelhinho para tudo e mais alguma coisa: para despertador, para agenda, para jogar, para ver vídeos, para ir ao facebook, para encontrar um filme para ver mais tarde, para encontrar o café da esquina, e lá mais para o final, para falar. Sim, ele está mais presente na nossa vida do que o namorado ou a melhor amiga. Segundo a ABC, uma pessoa vê o telefone em média 214 vezes por dia! São 3 horas e 16 minutos por dia a olhar para o ecrã!! Dá que pensar certo? Se estamos tantas e tantas vezes com este maravilhoso aparelho na mão, não seria saudável para nós, aproveitarmos os momentos em família, amigos, ou até mesmo “instantes descontraídos a ver baleias” e guardar o telemóvel nestes pequenos minutos? Dar uma folga à tecnologia (tecnologia essa que é boa na nossa vida, não tenho nada contra ela) e apreciar os verdadeiros momentos?

Segundo o jornal norte-americano The Washington Post: “Hoje há um telemóvel para cada duas pessoas na terra, pelo menos 30 países têm mais telemóveis do que pessoas…” Só eu é que penso que esta situação começa a ficar exagerada? Contra mim falo. Dou muito valor ao telemóvel e se me esqueço dele em casa fico o dia todo a sentir-me incompleta. Este aparelho hoje em dia tornou-se um vício perigoso. Um vício que pode dar a mão a outros tantos que as pessoas tentam combater… Não, não nos mata o corpo mas mata a nossa vida social. E mata silenciosamente enquanto convence que socializar via ecrã é muito bom!

Imagem 3: Fotografia de Babycakes Romero do site Bored Panda

Imagem 4: Fotografia de Babycakes Romero do site Bored Panda

Então, como lutar contra este problema? Podemos criar diversas frentes de ataque, uma delas seria os pais começarem a oferecer bolas de futebol ou bonecas aos seus filhos de 7 anos… Se calhar a situação melhorava um pouco! Mas como hoje em dia os pais gostam muito de respeitar o ditado popular É de pequenino que se torce o pepino… o problema só tem tendência a piorar!

Imagem 5: Fotografia de Babycakes Romero do site Bored Panda

Outros Posts:
bottom of page